quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Lixo, materiais eletrônicos, óleo de cozinha.


Estamos cansados de caminharmos nas ruas e ver a montoeira de lixo jogado pelo chão, indo junto com os rios, se acumulando em bueiros valas, nas nossas próprias casas depois de uma enchente. De onde vem? Quem será que depositou esse lixo?
Os próprios papéis de bala que cansamos de ver mais de uma pessoa jogando no chão, eles se acumulam, imaginam se dezenas de pessoas jogassem todas as horas um papel de bala no chão, será que não faria diferença na hora de ver todo o lixo indo com os rios e se acumulando?!
Os lixos eletrônicos, vários celulares são comprados, trocados todos os dias, por mais que tenham um destino “apropriado” são compostos por plásticos, metais, borracha, fora as substâncias tóxicas, metais pesados, que se acumulando fazem um terrível desastre ambiental na natureza se forem jogados, contaminam solo, rios e lençóis freáticos, além de trazer malefícios para a nossa saúde.
Os óleos vegetais, embora muitos desconheçam, são outros grandes causadores de danos ao meio ambiente quando descartados de maneira incorreta.
O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente em ralos ou nas pias, polui córregos, rios e o solo, ale de danificar o encanamento da casa. O óleo também retarda o crescimento vegetal e interfere no fluxo de água, além de impedir a transferência do oxigênio para a água impedindo a vida dos animais aquáticos. Quando o óleo é jogando no solo, impede a impermeabilização, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes, provoca o entupimento das redes de esgoto que trazem a casa de cada um “problemão” no bolso.
A melhor coisa a se fazer depois de feita a fritura sabendo que não vai mais utilizar o óleo, armazenar em um recipiente de preferência uma garrafa pet, pois o vidro pode estourar e causar queimaduras em você, e encaminhar a entidades que trabalham com reciclagem do óleo. Muitas pessoas utilizam o óleo também para fazerem sabão, é uma ótima opção p quem não tem como levar a algum posto de armazenamento, então abaixo vai um vídeo de como se faz sabão caseiro e economizar dinheiro!

Obs: estou me informando onde existem postos de armazenamento para óleo reutilizado no Rio Grande do Sul. Aguardem
Disponibilizado em:
http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=61&secao=ecologia, acessado 10 de setembro de 2009.

2 comentários:

  1. É uma lastima saber que o Ser Humano, não toma conciência da importancia da natureza para sua existencia.

    ResponderExcluir
  2. Como mostra o vídeo, o óleo de cozinha utilizado pode ser feito sabão. Já experimentei e fiz esse sabão e gosto muito. Além de ser um ótimo produto, também é uma maneira de ajudar o meio ambiente!

    ResponderExcluir