sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Rincão Gaia


Rincão Gaia é uma peculiar propriedade no interior do Rio Grande do Sul ,com seus 30 hectares localizados no município de Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre. Lá funciona a sede rural e social da Fundação Gaia.
Situado sobre uma antiga jazida de basalto, o Rincão é um exemplo de recuperação de áreas degradadas. No lugar dos antigos buracos das pedreiras, existem hoje lagos e no seu entorno grande variedade de plantas típicas de ambientes áridos, que junto às rochas, formam jardins de rara beleza. O Rincão Gaia também é habitado por diversas espécies silvestres, como a jaçanã, o martim-pescador, o ratão-do-banhado, a lontra, a coruja-das-torres, e muitas outras espécies animais.
Além disso, o local é um centro de Educação Ambiental e de divulgação da Agricultura Regenerativa.
Estruturado para receber grupos de até 30 pessoas fornecendo hospedagem e alimentação, o Rincão Gaia sedia cursos e seminários direcionados à promoção de desenvolvimento sustentável, cursos para agricultores, ambientalistas, geólogos, biólogos e público em geral.
Nas atividades rurais busca trazer à prática conceitos de agricultura e pecuária regenerativa, orgânica, sustentável, e isto pode ser constatado nas lavouras, hortas e criações de animais do Rincão Gaia. Desta forma queremos estimula o homem do campo a produzir alimentos saudáveis em regime sustentável.

Disponível em: http://www.fgaia.org.br/rincao.html, acessado em 04 de setembro.

Um comentário:

  1. Acho que deveria existir mais lugares como esse, que só com ele não recupera todo o impacto ambiental, mas alivia parte dos danos.

    ResponderExcluir