sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O grande problema das "sacolinhas" plásticas.




O Brasil produziu no ano passado 18 bilhões de sacolas plásticas descartáveis. Para reduzir os impactos causados por essa embalagem no meio ambiente, duas grandes redes de supermercados estimulam o uso de sacolas retornáveis. Em Joinville (SC), uma rede de padarias também declarou guerra às sacolas plásticas e oferece desconto a quem dá preferência às embalagens alternativas. Em vários países do mundo, a legislação avança sobre o consumo das sacolas. Na Alemanha e na China, é preciso pagar pela embalagem nos estabelecimentos comerciais.
Em resposta à isso, o Ministério de Meio Ambiente de Bangladesh quer estimular a fabricação de sacolas de juta, produto natural do país, e que durante muito tempo foi a maior fonte de receitas do país, mas sucumbida frente ao crescimento do uso de materiais sintéticos. Esta decisão está sendo apoiada por centenas de pessoas que vêm com essa ação, o reflorescimento do comércio interno, a redução da contaminação causada por essas sacolas e a não interrupção dos canais dos rios que, nesse período do ano, com as fortes chuvas causam mais de três mil mortes.
Uma medida que vem sendo apoiada por muitos veículos de comunicação é o uso de sacolas de algodão. A campanha Eu Não Sou de Plástico, iniciada na Inglaterra, aposta no senso estético do consumidor: as bolsas são projetadas por estilistas renomados. No Brasil, o projeto Sacolas Para a Vida, também incentiva a substituição das embalagens plásticas pelas de algodão.
A dona-de-casa Ana Luiza Jablinski Castelhano recorda que esse tipo de produto já foi usado no Brasil há algumas décadas. "Lá pelos anos 70 e até o começo dos 90, o Mercadorama disponibilizava saquinhos de papel, e muitas pessoas usavam bolsas de lona ou algodão para fazer as compras", conta. Ana lamenta que a prática tenha caído em desuso, pois reconhece o estrago que a não-decomposição dos sacos plásticos causa.
E você?? Já esta fazendo suas partes para diminuir os impactos das famosas “sacolinhas” plásticas??

Nenhum comentário:

Postar um comentário