quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Impactos Ambientais da Agricultura


A produção de alimentos é um dos maiores desafios do mundo moderno. O crescimento populacional excessivo tem feito com que o ser humano consuma quase tudo aquilo que o planeta tem para oferecer. Com uma população tão grande, é quase utópico imaginarmos uma produção de alimentos suficiente e sem impacto algum.
Os impactos gerados pela atividade da agricultura são:
Desmatamento - a derrubada de matas originais, inevitável devido ao crescimento populacional demasiado, vem sendo a causa dos maiores impactos ambientais.
Erosão – é a perda de solo causada pelo uso incorreto do solo associado com as chuvas e ventos. Essa perda está retirando todas as camadas superiores do solo, chegando até as rochas, tornando o solo não-agricultável. Além disso, a terra que escorre com as chuvas, soterra rios e lagos, comprometendo sua vazão e qualidade da água.
Perda de biodiversidade – as espécies estão simplesmente desaparecendo com o desmatamento. Essas espécies podem ser necessárias para a produção de medicamentos no futuro.
Esgotamento da água doce – Mais de 60% da água doce é utilizada na irrigação de campos agrícolas.
Poluição atmosférica – por mais que a produção de material vegetal capture carbono da atmosfera, o carbono liberado por atividades relacionadas supera a quantidade capturada. Esse carbono é liberado pela queima de diesel dos tratores, produção de fertilizantes e defensivos agrícolas, além da decomposição de restos de cultura.
Poluição de águas – o uso descontrolado de adubos e defensivos agrícolas vem causando sérios problemas de contaminação de águas por resíduos e materiais lixiviados no solo, que podem causar problemas inclusive com a eutrofização e contaminação de águas potáveis.
Desertificação – O uso inadequado do solo, hoje liderado pela produção de gado e outros animais, vem desgastando os solos de forma espantosa, tornando-os quase totalmente inférteis. Isso vem fazendo com que quase nenhuma planta consiga sobreviver em muitas dessas áreas, tornando-as desertas.
Destruição de mananciais – o avanço da agricultura sobre as matas nativas causa destruição das nascentes, por soterramento, impermeabilização, entre outros fatores.
Geração de resíduos – a produção animal é uma das maiores causas da geração de resíduos, principalmente devido às fezes animais geradas em animais criados em confinamento. As fezes dos porcos (chamadas de chorume de porco), as fezes de frango (chamadas de cama de frango), entre outras, estão dentre as principais poluidoras de ambientes rurais.
Há muitos outros impactos ambientais que a agricultura, assim como toda permanência do homem, causa. Conhecendo esses problemas, busquem em novas soluções para nosso futuro. O nosso planeta depende disso.

Disponível em: http://www.cultivando.com.br/saude_meio_ambiente_agricultura_sustentavel_impactos_agricultura.html, acessado em 10 de setembro.

5 comentários:

  1. A situaçao é complicada!Muitos fatores como esses estão prejudicando a nossa casa,e o pior muitas pessoas querem aumentarem sua produção sem saberem o dano que estão causando.

    ResponderExcluir
  2. áááh
    cala a boca ai vái
    viadinho

    ResponderExcluir
  3. Me Ajudou no trabalho de geografia kkkk
    valeu :)

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante,porem mt triste mas essa e nossa realidade atual,a tendência e piorar conforme os anos se passarem, mas nem tudo esta perdido, minha gente vamos salvar nosso planeta vamos limpar nossa casa, ngm gosta de morar em um lugar sujo,e de certa forma a terra e nossa casa, Salvem a mãe Natueza.

    ResponderExcluir